Axilas escurecidas? Saiba o que fazer para clarear
As axilas são uma região bem delicada. Por não ser uma área que fica à vista o tempo todo, por vezes, a gente acaba esquecendo de cuidar dela e só se dá conta de que precisa dar atenção quando percebe que elas estão escurecidas e manchadas.
E por que de repente as axilas ficam escuras? Bem, na verdade pode ser por vários motivos, como o acúmulo de células mortas, o atrito com as suas blusas, blusas justas demais, peças que soltam penugem, depilação malsucedida, desodorantes com álcool, problemas hormonais e, a falta de hidratação que provoca o ressecamento da zona.
O que você pode fazer para evitar que suas axilas fiquem escuras:
1 – Evite lâminas: por mais prático e barato que seja fazer a depilação das axilas com lâminas, não é uma boa opção principalmente se você já está com a pele escurecida. A lâmina irrita a pele, causa inflamação e o escurecimento.
2 – Evite antitranspirantes: como impedem que a sua pele respire, evitando a transpiração, os antitranspirantes fazem com que os poros se fechem, assim as impurezas se acumulam e se tornam manchas escuras. Para a sua higiene, prefira usar sabão neutro e desodorantes naturais.
3 – Use peças de algodão: especialmente nos dias mais quentes, dê preferência para roupas que não abafem e evitam a sudoração excessiva, o que também vai ajudar a prevenir as manchas.
4 – Não irrite a pele: quando irritada, a pele pode descamar, coçar, ter brotoejas e ficar mais escura que o normal. Para prevenir, use hidratantes naturais nas axilas para não causar alergias.
Dicas para clarear as suas axilas:
1 – Óleo de Sândalo: o sândalo é antibacteriano, antifúngico e antisséptico natural, além de melhorar a luminosidade da pele. Por isso, aplique uma gota em uma colher de sopa de água e passe nas axilas com um pedaço de algodão.
2 – Pepino: faça um suco com o pepino, adicione uma colherzinha de cúrcuma em pó e o suco de meio limão. Misture e aplique nas axilas, deixando agir por uns trinta minutos. Depois é só enxaguar com água.
3 – Bicarbonato de sódio: faça uma pastinha com bicarbonato de sódio e água em um potinho. Todas as noites, aplique nas axilas e, sempre que possível, deixe agir até a manhã seguinte, para retirar no banho.
4 – Esfoliantes: é importante esfoliar as axilas, pois isso ajuda a eliminar as células mortas e a deixar a pele mais clarinha. Uma vez por semana, misture açúcar, mel, azeite de oliva e sal grosso, aplique na região e esfregue (sem agredir a pele) para remover a sujeira acumulada. Depois enxague com água.