Como retardar o envelhecimento da sua pele
Ter uma pele bonita e saudável é uma tarefa complicada diante da correria que muitas mulheres e homens enfrentam em rotinas cheia de afazeres, pois nem sempre dá para separar uns quinze minutinhos pra dedicar a esses cuidados especiais.
Mas, se você quer evitar o envelhecimento precoce da sua cútis, precisa fazer por onde, pois sua pele está dia a dia exposta aos raios UVA e UVB, poluição, temperatura inconstante, produtos químicos do ar e por aí vai.
Não tem jeito! Pele bonita precisa de atenção e dedicação, ou seja, exige cuidados básicos e diários para ser possível ter os resultados que se espera quando o objetivo é retardar os efeitos do tempo e mantê-la jovem e sempre viçosa.
Para entrar na linha e fazer do passo a passo de cuidados parte do seu dia pode até ser mais difícil no início, mas, com o tempo, você se acostuma e só se sentirá mais motivação quando for percebendo a melhora.
Além de consultar um dermato para lhe orientar sobre o que é melhor para o seu caso, cabe a você cuidar da alimentação e beber bastante água, tratando sua pele de dentro pra fora, e assim somar forças ao tratamento. Sem mais delongas, aqui vão algumas dicas que valem ouro!
O que vai ajudar muito:
- Crie uma rotina diária de limpeza com sabonete facial adequado para o seu tipo de pele;
- Antes de dormir, remova a maquiagem com demaquilante ou água micelar, mas sem agredir a derme;
- Use algum tipo de ácido – somente com indicação dermatológica – pois ele vai dar um tapa na renovação das células, além de amenizar as rugas e estimular a produção de colágeno;
- Use hidratante específico para o seu tipo de pele – aqui também pede orientação dermatológica, afinal o profissional sabe quais são os mais promissores.
- Beba muita água, pelo menos 2 litros por dia. Isso fará um bem imenso para o seu organismo e mantém as suas células “cheinhas”, combatendo aquele aspecto rugoso.
O que você deve evitar:
- Esfoliar frequentemente é um erro grave. Acontece que ao fazer isso, você remove a oleosidade em excesso e acaba ganhando um efeito rebote: oleosidade em dobro.
- Comprar um produto só porque deu certo pra alguém pode ser a maior furada. Cada pele é uma pele, o que funciona bem pra uma pessoa pode ser um fiasco para outra. Fale com seu ou sua dermato e peça para lhe orientar e prescrever o ácido, sérum, creme, protetor solar e o que mais for necessário, de acordo com os ativos recomendáveis para a sua pele.
- Durma bem. Quando você não dá ao seu organismo o sono que ele precisa, dispara a produção do cortisol, o que é muito ruim, pois provoca o envelhecimento das suas células.