Cuidados com a pele seca
Seca, mista, oleosa ou normal, o tipo de pele é resultado do equilíbrio entre a quantidade de água e o óleo produzido pelas glândulas sebáceas. Mas como o assunto aqui é a pele seca, vamos esclarecer que essa característica é resultado da perda de água em excesso. Quando isso acontece a pele fica desnutrida e, assim, não consegue formar a barreira protetora, prejudicando o aspecto e também a saúde cutânea.
A pele seca tem pouquíssimo brilho, poros pouco visíveis e, em alguns casos, áreas vermelhas, ásperas e descamadas, podendo ainda provocar repuxamento, coceira e queimação. Outro agravante é que quem tem pele seca tende a perder elasticidade da pele, o que leva a pequenas fissuras e esbranquiçamento. Esses efeitos são muito comuns em áreas como calcanhares e cotovelos, que são mais propensos à desidratação.
O ressecamento cutâneo pode ser originado tanto de fatores internos quanto externos. Se tratando de fatores internos, pode vir da predisposição genética, de disfunções hormonais (tireoide e menopausa), doenças como o diabetes etc., enquanto os fatores externos podem ser efeitos do clima frio ou seco, banhos demorados e com água muito quente, e da ingestão de água menor do que o necessário diariamente.
Mas independente da origem, é muito importante cuidar do ressecamento da pele, uma vez que ele pode evoluir para problemas dermatológicos mais agressivos, como eczema e psoríase.
Como cuidar da pele ressecada
1 – Beba no mínimo 2 litros de água por dia.
2 – Evite banhos demorados e com água quente demais.
3 – Use sabonetes e buchas sem exageros, pois eles eliminam a barreira de proteção da pele.
4 – Cosméticos são indispensáveis para a pele seca, especialmente os com propriedades que retém a umidade natural da pele, ajudando a revitalizar, suavizar e nutrir.
O quadro do ressecamento da pele não é um estado definitivo, é reversível. Praticando uma rotina de cuidados diários, além de beber bastante água, claro, logo é possível restabelecer a saúde e vitalidade da cútis, recuperando a elasticidade, a flexibilidade, a secura e a descamação.