Dicas para a higiene íntima feminina
Falar de saúde e higiene íntima feminina ainda é um tabu para muitas pessoas mas não deveria, afinal, cuidar desta parte do corpo é tão natural como cuidar das outras. É comum ter dúvidas sobre a saúde da mulher, principalmente em relação a saúde íntima. Uma grande preocupação das mulheres, e que se torna complicada especialmente para as que possuem intensa atividade diária, é o asseio correto.
O banho permite a remoção de resíduos e secreções que se acumulam naturalmente na região e é muito importante para a saúde da mulher. Em condições normais, as impurezas não são removidas com o uso exclusivo de água pois ela remove apenas os catabólitos orgânicos hidrossolúveis, e não é eficaz na remoção de partículas sólidas e gordura.
Produtos de limpeza específicos, com alguma detergência associada em sua fórmula, facilitam a emulsificação suave das gorduras, remoção de partículas microscópicas de papel, células mortas de pele, resíduos de urina/fezes e sangue menstrual. Por outro lado, produtos com muita detergência podem remover em excesso a camada lípica que protege a pele e prejudicar a saúde íntima. Desse modo, ocorre o ressecamento vulvar e até o desencadeamento de prurido. É importante observar as reações que seu corpo apresenta aos produtos e conversar com uma médica ou médico para estabelecer uma rotina de higiene íntima feminina adequada às características de seu organismo.
O Guia de Consultas sobre Higiene Íntima Feminina, publicado pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, a Febrasgo, é uma ferramenta que auxilia na disseminação de informação sobre a higiene íntima. Procure e informe-se!
Fonte: EcyCle
Deixe a sua opinião, comente abaixo e compartilhe esse post com seus amigos.