Protetor solar após a depilação evita o escurecimento da pele
A depilação mais comum, com cera, remove os pelos e também o folículo (raiz), um tecido muito nobre e delicado, responsável pela eclosão dos pelos. A região do corpo depilada sofre uma agressão e isso provoca uma inflamação na pele, uma vermelhidão que aparece logo após a depilação. De tanto depilar com cera, alguns folículos são destruídos e pelo não cresce mais. Por isso, quem usa cera tem menos pelo do que quem usa lâmina.
A pessoa só não fica totalmente sem pelo porque nossa pele tem várias camadas de folículos que crescem em períodos diferentes. Os pelos de cada camada crescem de maneira desordenada, então a cera só arranca os pelos já crescidos.
A depilação pode causar muitos problemas, entre eles o escurecimento da pele. No caso do buço, a pele fica escura por causa da ação da luz do sol ou do ambiente. Por isso, é importante passar protetor solar logo após a depilação de buço, sobrancelha ou qualquer área exposta.
A axila e a virilha são áreas de dobra, onde temos um acúmulo de pele, assim como o cotovelo e joelho. Nesses casos. o escurecimento independe da luz e pode ocorrer simplesmente pelo processo inflamatório.
É a chamada pigmentação pós-inflamatória, o mesmo que ocorre quando a pessoa toma uma picada de mosquito e depois fica aquela marca escura. Quanto mais inflama, mais grossa a pele fica e mais visível é a coloração.
O pigmento sai da célula e é derramado para uma região da pele mais profunda e mais difícil de ser clareada. Na perna, onde a pele é normal e esticada, é mais difícil de ficar escuro. Mas com a depilação, a pele pode ficar avermelhada e depois, se a pessoa tomar sol sem protetor, a mancha aparece.
Fonte: G1