Como melhorar sua imunidade nessa quarentena?
Nesta quarentena, faz bem aproveitar para, além dos cuidados necessários à prevenção da Covid-19, colocar em prática uma alimentação mais saudável e rica em substâncias favoráveis a uma imunidade mais alta para o seu organismo.
Todo cuidado é preciso para estarmos bem e conseguirmos diminuir a disseminação desse vírus, que tem deixado rastros devastadores por onde passa. Apostar na sua alimentação, e das pessoas da sua casa, é uma forma de ajudar não só na prevenção, mas na cultura de escolhas mais saudáveis para uma dieta equilibrada e muito mais proveitosa para todos.
Saiba que todo alimento não processado ou industrializado é bem-vindo. Mas aqui neste post, listamos alguns ingredientes bem conhecidos pelos poderosos teores de vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico, segundo os nutricionistas, que sugerem ainda o consumo de cinco porções por dia, sendo três frutas e dois vegetais, para o suprimento adequado das necessidades diárias do nosso organismo.
Alimentos para Imunidade
- Alho e Cebola são ricos em substâncias que estimulam enzimas e inibem o crescimento bacteriano.
- Tomate é rico em licopeno, forte aliado para combater doenças cardiovasculares, eliminando os radicais livres do organismo.
- Cenoura e Brócolis são fontes de vitamina A. A deficiência dessa vitamina provoca uma redução no número de linfócitos, ampliando a probabilidade de infecções bacterianas, virais ou parasitárias.
- Laranja, manga, morango e pimentão são potentes em vitamina C, assim, aumentam a produção de leucócitos, células de defesa que estimulam a resistência.
- Castanha-do–pará, amêndoas, nozes, assim como folhas verdes têm selênio, vitaminas e atuam como antioxidantes. Por isso, ajudam a proteger as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os temíveis radicais livres, que são liberados nas reações químicas naturais do organismo.
- Carne, leite, peixes, aves, feijão e cereais integrais são alimentos riquíssimos em zinco e selênio, cujas deficiências podem causar diversas doenças imunológicas.
- Azeite e salmão são fontes de Ômega 3, o que ajuda as artérias a permanecerem longe de inflamações, reforçando a imunidade do corpo.
- Chocolate meio-amargo, linhaça e vinho tinto são repletos de antioxidantes e propriedades para a defesa do organismo.
- Água é mais do que necessário. Tente tomar no mínimo 2 litros por dia para manter o corpo hidratado e as vias aéreas úmidas.
- Suco verde tem clorofila, o que significa riqueza em zinco, ferro e vitamina C.
- Suco de frutas, obviamente, são muito nutritivos, já que são cheios de diversas vitaminas.
- Chá de gengibre faz muito bem para o sistema de defesa do organismo e ainda tem ação bactericida. Além disso, é um grande parceiro do processo digestivo.
- Chá verde tem ação desintoxicante, além de acelerar o metabolismo, melhorar a imunidade e combater os radicais livres.
- Chá de anis é uma excelente opção para melhorar a imunidade contra vírus, especialmente contra resfriados.